Truculência contra sem-teto em Feira de Santana

05/06/2010 18:51

(Com informação de A Tarde, fotos cedidas pelos ocupantes)

 

Na madruga do dia 02 de junho, quarta-feira, prepostos da Prefeitura de Feira de Santana, destruíram 04 residências e aterrorizam várias famílias que ocuparam um terreno abandonado no Feira IX. Tratores e guardas municipais armados começaram a derrubar as construções, pois a área seria supostamente da Prefeitura.

Há cerca de um mês algumas famílias, sem-teto, resolveram construir no local e nunca foram procuradas pela prefeitura para que interrompessem as obras. Segundo vizinhos, o local era utilizado por criminosos. Os moradores da vizinhança fizeram um abaixo-assinado solicitando a liberação do terreno, que foi ignorado.

“Quando ouvi o barulho, saí para verificar o que era, foi quando vi o trator subindo aqui e só deu tempo de retirar minha esposa e meu filho de 3 anos. Se não tivesse acordado, estaríamos mortos neste momento”, disse Alexsandro Nascimento.

O secretario de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro afirmou que “Tenho que cumprir o que manda a lei e fiz cumprir enquanto as construções estavam no início”, revelou, acrescentando que a informação de que havia famílias residindo nas construções era uma novidade para ele, “já que pelo que apuramos a obra ainda estava no início”.

A ação truculenta do governo municipal é absurda. O problema habitacional do município deve ser tratado de forma séria, em junho de 2009, ação como está destruiu algumas casas no conjunto Viveiros. Em Feira de Santana mais de 50 mil pessoas cadastraram-se no programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, na faixa de 0 a 3 salários mínimos, o que aponta o tamanho do déficit habitacional.

 

blog comments powered by Disqus