Prefeitura alfabetiza apenas 120 pessoas em 2010

26/10/2010 12:12

A Secretaria de Comunicação Social de Feira de Santana divulgou nota informando que a meta para as inscrições da quarta etapa do programa Todos pela Alfabetização (TOPA) já foi atingida pela Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana. Seriam oitenta e duas turmas com inicio previsto para 31 de janeiro de 2011, totalizando uma média de 2050 alunos.

Segundo a coordenadora municipal do programa, Célia Trindade “Na primeira etapa, em 2008, 591 alunos foram alfabetizados; em 2009, 545 alunos se alfabetizaram pelo programa. E na terceira etapa que está acontecendo e termina no dia 7 de março de 2011, esperamos que 120 alunos sejam alfabetizados, uma vez que são poucas turmas”, afirma.

A Prefeitura não informa quais são os problemas que estão acontecendo, já que o número de alfabetizados pelo município vem caindo a cada ano. Muitas escolas municipais não funcionam à noite, por exemplo, dificultando os estudos das pessoas que trabalham.

Além disso, iniciativas da sociedade civil não vêm obtendo apoio do poder público municipal. Uma turma do programa Mova Brasil, do Instituto Paulo Freire, foi impedida de ter aulas na Escola Monsenhor Jessé Torres localizada no Aviário, bairro com grande índice de analfabetismo.