Juros contra o Brasil

16/06/2010 16:25

Ansioso por agradar seus colegas, o banqueiro Henrique Meireles, temporariamente à frente do Banco Central do Brasil, não vê a hora de aumentar a taxa de juros do país.


A desculpa, como sempre, é de que o aumento é necessário para controlar a inflação.

Porém, faltou combinar com a inflação. Como mostrado no flagra acima, a inflação de maio foi a menor do ano e confirma uma tendência de queda que vem desde de fevereiro.

A redução do ritmo de crescimento, que o aumento da taxa de juros provoca, só faz sentido para conter a inflação se a economia estiver operando perto de seu nível máximo de emprego e se não houver um aumento do investimento, que eleva esse nível máximo.

Acontece que, como os próprios banqueiros reconhecem, o investimento aumentou em 7,4% (aqui).

Aumentar os juros em um contexto de inflação baixa e em queda e com investimento em alta é um crime contra a economia nacional.

O verdadeiro motivo da taxa de juros não é controlar a inflação, mas sim validar as apostas que os especuladores fazem com os títulos da dívida pública.

PS: De brinde, a Miram Leitão sorrindo, o que é sempre um péssimo sinal para o país.

[ATUALIZADO]: O Banco Central elevou a taxa de juros em 0,75%, exatamente como queriam os banqueiros. Agora a taxa de juros brasileira é de 10,25%.

Presidente Lula, o senhor que é contra as sanções econômicas ao Irã, seja contra também as sanções econômicas ao Brasil.

 

Texto de Huberto Lima em Correia de Transmissão