Guarda municipal e superintendente agridem estudantes

18/03/2011 19:25

Estudantes que tentavam acompanhar a reunião do Conselho Municipal de Transportes de Feira de Santana foram violentamente agredidos por prepostos da guarda municipal e por Vanderval Santos, diretor da Secretaria Municipal de Transportes.

Iracema Santos, estudante de Educação Física da UEFS, sofreu escoriações e luxações no braço direito. “Quando entrava na sala de reuniões junto com o representante do Sindicato dos Comerciários, Adalto, fui agarrada por Vanderval, em seguida sofre socos e ponta pés”, relata. Eslane da Paixão, Presidente da Associação Municipal dos Estudantes, tentou a socorre a colega e também foi agredida. As duas prestaram queixa na Delegacia da Mulher.

Além desta agressão, o Conselho também aprovou o segundo aumento tarifário em menos de nove meses, o anterior aconteceu no período junino de 2010. A proposta defendida por representantes do governo municipal é que a passagem custe R$ 2, 37, mais de 10% de aumento.

As entidades estudantis e movimentos sociais já começaram a organizar a resposta popular contra o aumento abusivo. “Vamos ver se eles terão coragem de bater em todos os manifestantes e filhos dos trabalhadores que irão às ruas”, afirma Iracema Santos.