Exigir carteira da “Casa do Estudante” é golpe!

15/07/2014 15:56

Como se já não bastasse uma infinidade de problemas que os estudantes enfrentam no sistema de transporte (passagem cara, ônibus sucatas que vivem quebrando, a irregularidade dos horários) agora querem impor aos estudantes a aquisição da carteira de estudante da dita Casa do Estudante para utilização da meia passagens nas vans.

O direito a meia-passagem é uma conquista histórica dos estudantes que é constantemente ameaçado pelos vampiros dos transportes. Foram várias tentativas de acabar e limitar esse direito básico.

A novidade agora é que estão tentado impor a aquisição da Carteira de Estudante da Casa do Estudante. Quem é que dirige a Casa do Estudante? Onde estudam? O que fazem em defesa dos estudantes e com o dinheiro que arrecadam? São os primeiros questionamentos que fazemos.

Segundo a legislação municipal, vide aqui, o direito a meia-passagem é exercido através do cartão smart-card, controlado pelo $INCOL, e já é um grande limitador da meia passagem. O dito “Passe Legal” é uma constante dor de cabeça apresentando bloqueios do nada e o sumiço de créditos. Além disso, a recarga acontece apenas nos Terminais e só pode ser utilizado dos ônibus.

A exigência de apresentação da carteira de uma entidade sem legitimidade, sem representatividade e de fama questionável é um absurdo, sem base legal nenhuma. É necessário que a Prefeitura de Feira de Santana apure isso e puna os responsáveis, inclusive revogando a autorização das vans que desrespeitarem o direito dos estudantes.

Já é o momento de discutir uma nova forma de exercício do direito a meia-passagem, tirando o controle dos empresários e passando aos verdadeiros interessados em exercê-lo.

Além disso, já que o governo municipal pretende implantar o BRT (que vai resolver todos os problemas, assim como o SIT) porque não discutir o passe livre estudantil? Não adianta plano mirabolante com nome bonito se for muito caro e as pessoas não puderem pagar. Penso que essa resposta virá das ruas!