Obama prorroga sanções contra Cuba

06/09/2010 13:37

O presidente dos EUA Barack Obama anunciou, neste último dia 03 de setembro, a extensão das sanções da lei contra o “Comércio com o Inimigo” por mais um ano. Na prática, isto significa a continuidade do bloqueio a Cuba.

Segundo informa um comunicado de governo, Obama enviou um memorando à secretária de Estado Hillay Clinton e ao titular do Tesouro Tomothy Geithner, em que afirma que “a continuidade, por mais um ano, destas medidas referentes a Cuba são convenientes aos interesses nacionais do Estados Unidos”.

A renovação desta lei, que proíbe as empresas norte-americanas de fazer negócios com a ilha, já é uma rotina entre os mandatários da Casa Branca, que sempre a prorrogam anualmente.

O objetivo de tal ato, desde que esta lei entrou em vigor por imposição há mais de meio século, é forçar uma mudança política do regime socialista cubano, buscando submeter a população de Cuba à fome e às enfermidades.

A lei contra o “Comércio com o Inimigo” data de 1917 e se aprovou em vistas da entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial. Hoje, porém, Cuba é o único país do mundo sujeito às tais sanções depois que, em 2008, o então presidente George W. Bush decidiu não renovar a lei em face à Coreia do Norte. 

Fonte: www.cubadebate.cu 

Tópico: Obama prorroga sanções contra Cuba

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário